BEATOS – BASE EDUCULTURAL DE AÇÃO E TRABALHO DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL

A ONG BEATOS é um espaço coletivo com ações integradas voltadas aos saberes de tradição oral, a troca de ideias e à pesquisa, tendo sua sede na cidade de Crato, no Cariri cearense, celeiro das tradições culturais do Nordeste, ao sopé da Chapada do Araripe, único Geopark das Américas reconhecido pela UNESCO.

Um espaço voltado às ações de formação e fruição pensadas para o coletivo, das pluralidades e realiza as suas ações através de parcerias. Possui o Museu do Boi Mansinho, em alusão ao boi ofertado pelo Padre Cícero ao beato José Lourenço e que expõe diversos objetos que resignificam a festa, a lealdade, as andaças pelo mundo daquele que foi uma figura mitológica no Caldeirão da Santa Cruz do Deserto. Possui espaço para apresentações teatrais e musicais de pequeno e médio porte, em um palco Cariri. Há uma palhoça destinada a encontros e atividades diversas, cozinha coletiva, Biblioteca (em processo de organização), amplo espaço de contato com a natureza, local para oficinas, aparelhagem de som. O Museu da Tradição é um diferencial à parte, pois lá é possível encontrar um pouco de diversas manifestações populares, desde a casa de um tradicional sertanejo, devotada à fé, passando pela oralidade, música, artesanato. Rico em aspectos sonoros, visuais e sensoriais. O FIMC – Festival Internacional de Máscaras do Cariri terá sua pedra fundamental lançada hoje, em um evento da Casa Cor de São Paulo, onde homenageia nossa região, no ‘Pavilhão Cariri’. Ele acontecerá em dezembro de 2016 (7 a 11) e que sela o intercâmbio cultural alusivos a esses artefatos trazendo à exposição artistas do país e de fora dele. Importante lembrar que a Beatos procura sempre desenvolver suas atividades com a preocupação e compromisso da sustentabilidade ambiental. Pode-se notar, logo na chegada, parte do muro construída de super adobe (técnica de permacultura), a organização possui banheiros secos e preza pela coletividade sempre.

Conheça o espaço

A casa Boi

Uma casa de taipa feita por Mestre Nena que abriga o Mini Memorial do Boi Mansinho constituído apenas de miniaturas de boi. O Boi Mansinho foi um boi ofertado pelo Padre Cícero ao Beato José Lourenço que tinha a fama de santo e que foi sacrificado em Praça pública para desmitificar a lenda do Boi Mansinho.

A casa Museu

Casa de pau-a-pique que foi transformada em memorial da tradição popular., único memorial da região que aborda o tema da tradição popular.  Faz parte da rede dos Museus Comunitários

O Palco e o Terreiro

Espaço destinado a apresentações de manifestações da cultura popular regional.

A Palhoça

A palhoça é um espaço múltiplo que pode sedear oficinas, bate-papos, servir de refeitório, espaço zen ou de dormitório se for necessário.

Alojamento

A casa de Hóspedes está aberta para receber amigos Beatos e amigos artistas que venham fazer residências ou que estejam de passagem na região.
Também foi instalado um redário dentro do galpão e na varanda da casa Museu em caso de necessidade.
A Beatos já acolheu no mesmo período mais de 50 pessoas. Sem contar que também dispõe de um amplo espaço disponível para camping o que pode aumentar sua capacidade de acolhimento.

A Horta

Criar texto