Por que Beatos?

A figura do Beato se destaca pela ação desenvolvida pelas lutas realizadas em prol da justiça, trabalho e cultura no âmbito do sertão nordestino para realização de obras e atividades que colocam o sertanejo em condições dignas de sobrevivência a partir do pensamento empreendedor, cultural, social e político. Um pensamento que por muito tempo legou aos nordestinos uma visão negativa que nos impediu de ver um nordeste diferente.

A generalização da visão fanática impediu de vermos os aspectos positivos desse pensamento que traz uma proposta em cultura, patrimônio e educação voltada para o desenvolvimento e potencial humano e sociabilização das pessoas, construído a partir do sentimento de coletividade e que foi destruído, mutilado, fragmentado e excluído para não dar a esse povo, em parte desprovido de poderes econômicos, do letramento, entre outros, poderes e legitimação para transformarem o nordeste em um território de comunhão.

O conjunto dessas ações promovidas nas bases do pensamento desses sujeitos Beatos, foi reprimido, invadido, mutilado, pois no cerne desse pensamento a verve estava fundamentada no pensamento de uma civilização e na construção de um mundo melhor. Beatos é a comunhão de pessoas que trazem a visão de um mundo sem males.