Com dois anos de atividades continuadas, a Biblioteca Comunitária Pedro Bandeira foi inaugurada no dia 06 de outubro de 2021 por meio do projeto “Programa de Fortalecimento do Centro de Referência Arte e Cultura para a região do Cariri – Educação Gaia Cariri”, no Edital da Lei Aldir Blanc – Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará – Lei Aldir Blanc. Após sua inauguração se mantém e não tem data para finalizar.

A Biblioteca Comunitária Pedro Bandeira funciona nas dependências da ONG BEATOS, como um equipamento de grande relevância para comunidades, artistas, pesquisadores, escolas e público em geral.

Faz parte da Rede de Culturas Populares, da Escola de Narradores, da Rede Mnemosine de Mulheres Cordelistas, Cantadoras e Xilógrafas e do FIMC – Festival Internacional de Máscaras do Cariri.

Composta por um acervo diverso voltado às artes, cultura e patrimônio imaterial, cordéis, literatura infanto-juvenil, teoria das artes e culturas populares, ficção, conto poesia, revistas, jornais, cd’s, vídeos e catálogos.

Nossa metodologia abrange quatro programas principais:
1. Programa de promoção e mediação leitora com atividades de leitura, organização e acesso ao acervo, com troca e empréstimos de livros;
2. Programa de Difusão Cultural com apresentações de recitais, saraus e contação de histórias, além de eventos, feiras e festivais de contadores de histórias;
3. Programa de Formação e Comunicação com oficinas de escrita e narração artística através da Escola de Narradores;
4. Programa de Patrimônio Imaterial com o registro, recolha e salvaguarda de histórias de vida e roda de histórias entre mestres tradicionais e pessoas da comunidade.

O envolvimento dos membros da comunidade, grupos locais e partes interessadas é planejado de modo direto e participativo com base em informações coletadas junto a comunidade com estratégias que podem ser replicadas em outros locais através de ações itinerantes em escolas, espaços culturais, universidades e entidades parceiras da região.

Localização: A nossa biblioteca está inserida na comunidade do Novo Lameiro na cidade do Crato, como equipamento da Ong Beatos em um espaço acolhedor e multiplicador para a troca de saberes e afetos da comunidade.

Objetivos: Procuramos acolher e incentivar o surgimento de novos leitores, escritores, cordelistas, contadores de histórias e agentes de leitura da região através de atividades mensais de criação literária, grupo de estudos e leitura em voz alta, recitais, narração artística e empréstimo de livros, além de eventos com feirinhas literárias, conversa com escritores e festivais de contadores de histórias, fomentando o desenvolvimento de novos grupos e artistas da palavra, com disposição de nosso espaço e acervo para pesquisas e criações, assegurando direito ao livre acesso a cultura e a participação da comunidade na construção das políticas públicas locais, tais como o Plano Municipal do Livro e Leitura.

A Biblioteca Comunitária Pedro Bandeira, desempenha um papel crucial na democratização do acesso à leitura e na formação de leitores, bem como na promoção do envolvimento da comunidade e na participação nas políticas públicas locais.

Oferecemos as seguintes atividades:
1. Contação de Histórias para a comunidade e a rede pública de educação;
2. Dia do troca, onde a comunidade pode trazer um livro trocando por outro;
3. Leitura livre para crianças;
4. Leituras dramáticas com residentes da Beatos;
5. Recitais e feiras de literatura de cordel e empréstimo de livros;
6. Eventos semestrais com feirinhas literárias, conversa com escritores e festivais de contadores de histórias.

a) Programa de promoção e mediação leitora com atividades de leitura, organização e acesso ao acervo, com troca e empréstimos de livros;
b) Programa de Difusão Cultural com apresentações de recitais, saraus e contação de histórias, além de eventos, feiras e festivais de contadores de histórias;
c) Programa de Formação e Comunicação com oficinas de escrita e narração artística através da Escola de Narradores;
d) Programa de Patrimônio Imaterial com o registro, recolha e salvaguarda de histórias de vida e roda de histórias entre mestres tradicionais e pessoas da comunidade.

Atividades para crianças e Adolescentes: Programas de leitura, contação de histórias, beneficia crianças e adolescentes, promovendo a alfabetização, o amor pela leitura e o desenvolvimento de habilidades de comunicação;

Atividades para jovens, adultos e idosos da comunidade se beneficiam da biblioteca por meio de acesso a recursos de leitura e oportunidades de aprendizado contínuo, além de sessões específicas de contação de histórias para adultos e idosos, e da recolha de suas histórias de vida enquanto patrimônio imaterial e bibliotecas vivas, incluindo a participação de mestres e mestras tradicionais;

A comunidade em geral se beneficia do acesso à cultura, ao conhecimento e ao espaço seguro e acolhedor e a eventos semestrais fornecidos pela Biblioteca Comunitária Pedro Bandeira. As ações e atividades são projetadas para beneficiar todos os membros da comunidade, independentemente de sua idade, origem ou interesses individuais. Desempenham um papel fundamental na promoção do acesso à leitura, à informação e à cultura, além de fortalecer os laços sociais e enriquecer a vida da comunidade.

A ação “BIBLIOTECA VIVA: Leituras de mundo, afetos e saberes”, compreende atividades mensais e eventos semestrais com quatro programas principais de atuação: Promoção e mediação leitora, Difusão Cultural, Formação e Comunicação e Patrimônio Imaterial.



Horário de funcionamento:

Funcionamos durante toda semana de 8h às 17h e aos sábados de 10h às 13h: venha nos fazer uma visita!