Educação Gaia Cariri

Inscreva-se aqui

Projeto contemplado pelo Edital PRÊMIO FOMENTO CULTURA E ARTE DO CEARÁ realizado pela Secretaria de Cultural do Estado do Ceará em 2020, com recursos da Lei Aldir Blanc.

As dimensões espaço temporais da vida humana trazem consigo uma cultura urbano industrial que se pretende transformar através de práticas sustentáveis. As tecnologias não precisam ser, necessariamente, utilizadas nem arquitetadas para a destruição da vida, porém o modelo cultural hegemônico assim o faz. Nesse sentido, é preciso se pautar em princípios que possibilitem outros caminhos e novos modos de convivência; novas políticas e novos modelos de cidade – uma cultura viva e para a Vida.

Os métodos integrativos e reflexivos que eliciarão práxis e transcendência como parâmetros para as ações sociocomunitárias empreendidas através de encontros com a equipe que participará do projeto para em seguida convidar o público participante. Serão realizadas reuniões de planejamento e oficinas de produção e realização das decisões produzidas em um fórum comunitário para decisões de execução da proposta. Os trabalhos serão conectados a outros movimentos sociais locais, tais como Instituições parceiras, Grupos de Tradição, Artesãos, Comerciantes, Educadores, artistas, produtores, Financiadores e ONGs.

As atividades pré-projeto acontecerão com encontros com a equipe participante do projeto e parceiros com planejamento participativo, reuniões em plenária aberta – debates e vivências, avaliação e encaminhamentos – conversas e vivências, construção de um documento oficial do grupo formado.

A proposta metodológica do processo educativo é baseada no Educação Gaia – um curso baseado em um currículo criado pelo consórcio internacional de educadores conhecidos como GEESE (Global Educators for Sustainable Earth) que há 20 anos desenvolvem currículos e cursos em design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis.

O currículo tem o endosso intelectual da UNITAR (Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas) e é uma contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2005-2014).

O programa combina investigação teórica com trabalho prático, empoderando indivíduos, organizações e a comunidade com o conhecimento necessário para o redesenho sustentável de suas realidades.

As/os participantes serão submetido a um processo de seleção caracterizado pelo seu currículo, cuja aprovação deverá ocorrer pela sua experiência curricular, demonstrando claramente seu desejo em participar, assim como no momento final do Curso, apresentação de relatório participativo com “Escrita Livre”.

Cada curso desenvolverá sua própria dinâmica, combinando estratégias no planejamento. Também serão consideradas a participação, a assiduidade e a pontualidade.

A certificação ocorrerá quando da entrega do relatório pelo participante referente à realização de 34 horas de participação, sendo 10h/a de leitura complementar.

Serão oferecidos 4 cursos:

  • Cultura, Arte e Natureza – A natureza pela imitação dos processos naturais, utilizando a sabedoria dos sistemas tradicionais de produção e o conhecimento moderno para estabelecer comunidades sustentáveis. Professora Selma Santiago – Socióloga, Mestre em Gestão Cultural pela Universidade de Barcelona e Especialista em Gestão de Produtos e Serviços Culturais pela Universidade Estadual do Ceará. Data –  9/8 a 20/8 – seg. a sex. das 9h as 11 hs – online.
  • Diversidade, cidadania e direitos humanos Discussão dos fundamentos do desenvolvimento comunitário e exposição de valores e habilidades que ajudam a promover os direitos humanos. Professora Franciele Busico – Doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP) Mestra em Estética e História da Arte no Programa Interunidades da FFLCH/ECA/FAU/MAC da Universidade de São Paulo (PGEHA/USP). Data –  9/8 a 20/8 – seg. a sex. das 14h as 17 hs – online.
  • Culturas Populares para SustentabilidadeDesenvolve a visão de que as culturas são importantes para o fortalecimento das nossas raízes. Professora Cláudia Leitão – Mestra em Direito pela USP e doutora em Sociologia pela Sorbonne. Data – 23/8 a 3/9 – seg. a sex. das 9h as 11 hs – online.
  • Gestão de carreiras artísticas e culturaisDesenvolver a com preensão de como funciona a gestão de carreiras e seus aspectos globais, e de que modo ela pode ser mais resiliente, sustentável e justa e compreender quais as mudanças necessárias para que isto aconteça. Professora Daniele Sampaio –Bacharela em Ciências Sociais e Mestra em Artes da Cena pela Unicamp. Data 23/8 a 3/9 – seg. a sex. das 14h as 17 hs – online.

Inscreva-se aqui