8 anos de formações em arte e cultura | 16 turmas formadas entre 2015-2022 | 150 concludentes do primeiro portal N1 | Três níveis de formação continuada (iniciação, intermediária e avançada) | 100 profissionais da palavra envolvidos entre corpo docente e convidados de 3 continentes | 3 novas turmas em andamento anualmente | Atividades complementares com a participação de 50 convidados e colaboradores ibero-americanos por ano | Residências artísticas, intercâmbios e estágios com os alunos do N3, artistas e mestres no Brasil e em Portugal | Participação de alunos e professores em eventos literários e de narração oral internacionais | Realização do encontro internacional de contadores de histórias: Cordão de Histórias (Brasil-Portugal) | Incentivo à lançamentos literários de alunos e professores | Material didático personalizado com livro-guias digitais | 10 mestres tradicionais em seu corpo docente | Colônia de Férias e Escolinha de Narradores mirins com atividades para a infância | Biblioteca comunitária com acervo teórico e baú de leituras

QUE ESCOLA É ESSA?
Fundada em agosto de 2015 pela artista e arteeducadora Josy Correia, a Escola de Narradores nasce
da busca por um espaço de aprendizado alicerçado no acolhimento e na troca de saberes e afetos, inspirados pelas manifestações e tecnologias de tradição oral. Por este motivo, já nasce de um ventre fertilizado pela ancestralidade, focado na experiência da descoberta.

Uma escola de vida que agrega, enxerga, ouve, fala e pensa sobre a vida. Que acredita na ética e na estética humana, e que assim compõe e propõe alimentar, ao mesmo tempo, a nossa sensibilidade sob as asas da poesia.

Somos um acontecimento em constante transformação, como é a arte e a vida.
Somos uma escola transcultural, (in)disciplinar e filosófica, com propostas de conteúdos teórico-vivenciais onde são abordadas as narrativas presentes na vida, nas artes e nas ciências, sob um olhar pedagógico orgânico, experimental e investigativo. Uma escola de mestres e mestras do saber oral que propõe um percurso onde vida e arte nunca caminham separados.

CONHEÇA A NOSSA JORNADA, PROGRAMAS E NÍVEIS DE FORMAÇÃO
Site Escola de Narradores
Facebook Escola de Narradores
Instagram Escola de Narradores
YouTube Escola de Narradores

OBJETIVO
Temos como ponto de partida a sensibilização do ver, do ouvir, do sentir e do pensar, oferecendo um espaço de escuta e de experimento, de criação e de partilha, através do diálogo mútuo entre narradores e narrativas orais, e o seu universo intuitivo, investigativo e filosófico.

MISSÃO
Atuamos como ferramenta de promoção, dinamização e mediação da leitura, salvaguarda do patrimônio imaterial e difusão de saberes. Temos como missão a formação de contadores de histórias, atores expoentes no desenvolvimento social, cultural, humanitário e educativo de uma comunidade.

VISÃO
Proporcionar um espaço de aprendizado humanizado, através da partilha de afetos e saberes, por uma cultura de paz. Os principais meios utilizados em nossas ações pedagógicas, eventos e atividades, abrangem programas de Memória, Comunicação e Artes na formação de nossos educandos através de laboratórios de conteúdos práticos, leituras de mundo e estudos teóricos, pesquisa, produção e atividades complementares abertas ao público como palestras, debates, ateliers, conversas com escritores, cursos livres, rodas de histórias, intercâmbios culturais e residências artísticas, com artistas, mentores e mestres de tradição oral.

HISTORIAL
Além de um curso de formação de contadores de histórias, a Escola de Narradores representa um conjunto de ações para a fruição, a pesquisa, a formação, o intercâmbio e a produção cultural da arte de contar histórias e da tradição oral.

Iniciada no Brasil no estado do Ceará no ano de 2015, possui uma sede no Cariri em parceria com a realização da Ong Beatos – Base Educultural de Ação e Trabalho de Organização Social e uma sede em Lisboa, Portugal, com a parceria do projeto Trovadoras Itinerantes e o apoio da Ações & Conexões Associação Cultural entre 2020-2022. As ações de formação, promoção e difusão cultural da Escola de Narradores chegam à Europa em 2017 com a circulação de atividades pontuais em países como França, Holanda, Espanha e Portugal.

Nos últimos oito anos, passaram por nossas formações mais de 100 profissionais da palavra de diferentes nacionalidades que receberam e partilharam conhecimentos (entre formadores, narradores orais, mediadores de leitura, artistas, escritores, programadores e agentes culturais) e mais de 200 alunos inscritos nos três níveis do curso com 150 concludentes do primeiro portal em um total de 16 turmas entre Ceará (Cariri e Fortaleza), Brasil e Portugal.

A partir de 2020, expandimos as nossas ações em formato online, alcançando três novas turmas (duas no Brasil e uma em Portugal), com mais 80 inscritos e um corpo docente especializado de cada país, além das atividades complementares que unem todas as turmas mensalmente com rodas de contos do mundo, ateliers e conversas com escritores somando 50 convidados e colaboradores.

Em 2021, abraçamos ações online em países como Brasil, Portugal, Espanha e países da América Latina (Argentina, Peru, Cuba e México) que seguem continuadas para as novas turmas 2022, junto ao retorno das aulas presenciais no Cariri com a realização da Ong Beatos no Crato. O nosso primeiro setênio comemora a chegada de um novo ciclo promovendo a formação artística com a força da tradição oral, da literatura e das leituras de mundo em diálogo com todas as artes.

Move-nos o gosto pela palavra e a sua utilização enquanto elemento da arte e da educação artística, humana, intelectual, filosófica, transcendental, afetiva, intuitiva e transformadora.