PROJETO ALIMENTANDO AFETOS

A cultura alimentar regional do Cariri, possui uma diversidade saborosa, uma delas muito conhecida em diversas partes do país, porém, no Cariri há uma abundância desse fruto que chega a fazer lama em sua safra, a manga.

A manga é uma fruta de coloração variada: amarelo, laranja e vermelha, sendo mais roseada no lado que sofre insolação direta e mais amarelada ou esverdeada no lado que recebe insolação indireta. Normalmente, quando a fruta ainda não está madura, sua cor é verde, mas isso depende da variedade cultivar. A polpa é suculenta e muito saborosa, em alguns casos fibrosa, doce, encerrando uma única semente grande no centro. As mangas são usadas na alimentação das mais variadas formas, mas é mais consumida ao natural. Acredita-se que a manga é a fruta fresca mais consumida em todo o mundo.

Durante o período de dezembro em todo quintal tem um “pé de manga” e carregado delas, na Beatos temos muitas mangueiras e vamos aproveitá-las para criar uma possibilidade de geração de renda e negócios criativos que atenda a comunidade do entorno com propostas que possam alimentar afetivamente e financeiramente mulheres da região.

Pensando essas questões, acreditamos que ao realizar uma experiência na cultura alimentar por meio de repasses de saberes e fazeres para essas mulheres, atuaremos como ferramenta de desenvolvimento territorial e de economia criativa, fidelizando um público que passará por uma experiência com encontros de pessoas interessadas em atuar na preparação de pratos diversos tendo a manga como ingrediente principal.

Na Beatos temos mangas do tipo Maranhão, Espada, Tamaracá, entre outras, cada uma com suas características, todas coletadas e higienizadas. Mais de 20 quilos de polpa foram congeladas para a preparação das receitas. Serão desenvolvidos pratos salgados, doces ou agridoces, sugeridos pelas participantes e a curadoria.

Acreditamos que essa convivência possibilitará a relação entre as participantes e contribuirá para trocas e o fortalecimento da cultura alimentar local.

Os encontros foram cuidadosamente estruturados por meio dos protocolos sanitários, contemplando os cuidados relacionados ao enfrentamento da COVID-19 e as orientações dadas pelo governo estadual e federal.

O projeto foi readequado para até 15 mulheres, atendendo ao protocolo COVID-19, relacionado ao distanciamento social e número máximo de pessoas para esse tipo de oficina.

A cada encontro com as mulheres serão desenvolvidas dinâmicas de auto estima e roda de conversa de autoconhecimento.

A oficina será realizada na ONG Beatos, com produção da Associação Movimentos, coordenada por Luziana Ferreira e como convidada a cozinheira Corinne Dipple.

Ao final dos Encontros teremos degustação das receitas, acompanhadas com atração musical a cargo do produtor André Oliveira.

Como resultado da oficina teremos a publicação das receitas no formato ebook e a exposição de fotos realizadas durante os encontros por Kennedy Saldanha.

Público-Alvo
Mulheres da região do Cariri, em especial as moradoras do bairro Morro do Urubu.

Espaços do Evento
Cozinha da ONG BEATOS

Agenda

De 26 a 31/01/2021 das 18h30 às 21h30

Inscrições

Whats – 88 – 997436339 ou 88 – 994554844