“Esse Reisado quando sai à rua, noite de lua, só parece um beija-flor.
Eu cheguei, na cadeira do Rei eu sentei, eu vou mudar meu sistema“
(versos do Reisado de São Miguel, Juazeiro do Norte, CE)
É tempo de partilhas!
Com grande alegria chegamos ao final desta jornada formativa que envolveu o encontro de saberes entre mestras, mestras e lideranças das culturas populares e professores, gestores e pesquisadores de várias áreas de conhecimento.
Os cursos EAD em Culturas Populares e Tradicionais foram ofertados em formato virtual com aulas ministradas entre setembro de 2024 e abril de 2025 por trinta e oito formadora(e)s, tutoradas por oito Agentes Cultura Viva, para mais de trezentos cursistas de todo o Brasil, sendo duzentas pessoas na modalidade de formação complementar e cem em pós-graduação.
Os trabalhos finais foram elaborados pelas pessoas que cursaram a Especialização em Culturas Populares e Tradicionais com orientação de duplas e trios formadores e possibilitaram modalidades diversas escolhidas pelos cursistas entre processos criativos nas várias áreas das artes e audiovisual, planos de ação ou projetos culturais e/ou artigos acadêmicos.
Venham ver e ouvir!
As apresentações são abertas ao público!
Os cursos e o seminário são parte das atividades do Pontão de Cultura da Rede de Culturas Populares e Tradicionais, iniciativa estabelecida com o Ministério da Cultura através do Edital de Seleção Pública Nº 09, de 31 de agosto de 2023 Cultura Viva – Fomento a Pontões de Cultura / Política de Base Comunitária Reconstruindo o Brasil. O projeto conta com as parcerias da Universidade Regional do Cariri e do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/IPHAN. A gestão é da ONG Beatos, sediada no Cariri (CE).
Em memória de Bàbá Paulo Ifatide, que nos deu a honra de atuar como professor da disciplina de Matrizes Africanas no Brasil.
Rede de Culturas Populares e Tradicionais