A ONG BEATOS – Base Educultural de Ação e Trabalho de Organização Social tem por finalidade a construção de estratégias capazes de superar os limites e distâncias entre a criação artística e a experiência cotidiana dos saberes dos Mestres com a promoção cultural em todas as suas formas e variações, seja tradicional ou contemporânea. Desenvolve atividades investindo em uma ação cultural, buscando fortalecer nossa identidade, disseminando trabalhos que têm como meta o investimento e o desenvolvimento do capital social humano por acreditar que a cultura é um conjunto de respostas para melhor satisfazer as necessidades e os desejos humanos. Proporciona conhecimento, criatividade e evolução.

Para a BEATOS, cultura é informação, isto é, um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos e aos vindouros. E, em especial, a rica cultura produzida no Ceará, sobretudo no Cariri, é o fruto de modos diversos de expressão dos grupos humanos – mescla de inúmeras contribuições, sejam étnicas, como ambientais e religiosas.

Preservar as manifestações de tradição popular e meio ambiente é uma forma de entender nossa história. Difundi-las é gerar sua continuidade. Fazer delas material de trabalho é permitir sua apropriação. Inseri-las em contextos novos, como o mundo digital, é possibilitar recriação e circulação. Nesse contexto, a Beatos cumpre o papel de agente fomentador e difusor de ações que são realizadas em seu espaço físico com uma ampla área para o desenvolvimento das propostas inseridas em sua grade de programação.

A escolha pela Chapada do Cariri deve-se também por ser uma região fortemente marcada pela presença de mitos, lendas, rituais, festas, religiosidade, música, danças, entre outras formas de riqueza e patrimônio cultural. Um verdadeiro centro fomentador e difusor de cultura popular, com forte atuação na produção cultural.

Ao tratarmos da questão cultural na atualidade precisamos afirmar que esta não pode nem deve mais ser pensada de forma isolada, pois é necessária uma visão de totalidade sobre o território e a sociedade.

Em 2012, por meio do Edital do Mecenas do Ceará a BEATOS realiza o projeto Estação Tradição – Primeira Parada, um percurso vivencial histórico para comunidade em geral, sobretudo para alunos da rede pública de ensino, visitando pontos históricos patrimoniais da cidade, visita à Casa Museu onde nela encontra-se o Memorial da Cultura Popular e finalizando com a fruição de Manifestações Populares com apresentações de grupos folclóricos.